16 dicas para iniciantes em cavalgada

Equitação  é uma das atividades de ecoturismo de lazer que também pode ser considerada como esporte de aventura, sendo uma das mais praticadas no Brasil.
Em diversas regiões, é muito fácil encontrar ranchos e fazendas históricas que oferecem passeios a cavalo. O turista ou cavaleiro iniciante que deseja se sentir um  verdadeiro Cawboy,  pode estar prestes a literalmente “cair do cavalo”  se não conhecer alguns conceitos básicos e dicas para uma montaria segura. Vale lembrar que o  4º maior índice de acidentes em esportes de aventura acontecem nas cavalgadas.
Como diria um amigo meu:  “se o cavalo soubesse a força que têm, ninguém montaria em seu dorso”, então, conhecer o manejo de cavalos é minimamente fundamental. Veja as dicas abaixo:
anatomia do cavalo - img haras pantanal

1) Conheça a anatomia do cavalo. Cavalgada é o tempo todo “contato com o animal” e com este convívio você aprende que cada parte do corpo provoca um estímulo e uma sensação em você e no cavalo.
2) Pergunte ao proprietário ou ao instrutor sobre o temperamento do cavalo.  Alguns amimais podem se dar melhor com o tipo da pessoa que vai montar (biotipo, peso, altura, crianças, etc..) Existem cavalos que não são recomendados para iniciantes.
3) Seu medo também influencia. Quando estamos com medo nosso corpo exala hormônios como adrenalina e cortisol, e o cavalo percebendo e sentindo isso – como a maioria dos animais- interpreta como uma ameaça. Procure ficar tranquilo(a) o cavalo não costuma ser agressivo se você  não o maltrata ou se não invade seu espaço.
4) Por falar em espaço, o cavalo respeita seu, então respeite o dele. Não o toque se ele não deixar e nem pense em passar por trás. O cavalo têm o coice como uma de suas defesas porque consegue enxergar quase 360º.
5) Conheça bem o cavalo e deixe que ele o conheça. Os cavalos precisam estabelecer uma relação de segurança para não se tornarem agressivos e permitirem que você monte, então isso pode demorar um pouquinho.
6) Mantenha uma distância razoável do cavalo até que ele acostume com sua presença. Não se preocupe,  em menos de 50 metros ele já sente seu cheiro, já tem uma idéia da sua altura e sabe se você tem medo ou não.
7) Conversar com o cavalo em tom ameno e firme vai ajudar estabelecer essa relação de amizade.
8) Batidas de pata e movimentos constantes de cabeça indicam inquietude. Esse certamente não é o momento de tentar se aproximar, muito menos montar.
9) Ao perceber o cavalo mais tranquilo aproxime-se dele bem devagar e observe se ele não hesita em conhecê-lo melhor – normalmente o animal recua, ainda “meio” desconfiado. Para que o cavalo não se sinta ameaçado faça isso por um dos lados e nunca de frente.
10) Procure fazer o primeiro contato com as mãos entre o final do pescoço e a espádua. Um carinho na cernelha pode relaxar bastante o animal.
11) Depois do primeiro contato você já pode ficar de frente com seu novo amigo. Deixe que ele sinta seu cheiro mais de perto entretanto evite tocar no nariz e focinho.
12) Alguns proprietários e treinadores oferecem recompensas aos cavalos com  pedaços de cenoura ou tabletinhos de açucar. Isso pode ajudar a fazer seu novo amigo, se o dono do cavalo deixar você alimentá-lo, obviamente.
13) Já montado, evite movimentos bruscos com as pernas e com as rédeas. Movimentos do seu quadril, pressão das pernas no costado e movimento com as rédeas são comandos para o cavalo, então quanto mais suave você agir mais gentil o animal será.
14) Montar com chinelos, sandálias e outros calçados que tenham algum tipo de alça não é uma boa idéia, se o animal se assustar e “empinar, ou se você se desequilibrar e cair, seu pé pode ficar enroscado no estribo. O mesmo vale para roupas e acessórios que podem enroscar na sela.
15) Evitar cavalgar muito próximo a outros cavalos também é uma boa dica. Alguns cavalos costumam se estranhar, e você não vai querer ficar dentro dessa briga, vai ?
16) Lembre-se: você não é um jóquei ou um cowboy experiente. Não queira sair cavalgando em velocidade com seu cavalo, você pode não conseguir pará-lo.
Com essas dicas básicas você pode fazer uma cavalgada muito legal, interagindo com a natureza e com o animal.
Ah !! Não esqueça de tirar uma foto com seu novo amigo.
garota - cavalo

0 comentários:

Postar um comentário