ALIMENTAÇÃO CORRETA, CORAÇÃO SAUDÁVEL
Comer alimentos saborosos e, ao mesmo tempo, garantir a saúde cardiovascular é mais simples do que você imagina. Basta ficar de olho na dieta, evitando os ingredientes que aumentam o nível de colesterol no sangue. 
Entenda o colesterol

Presente em todas as células do organismo, o colesterol pode ser: HDL (conhecido como “colesterol bom”) ou LDL (o chamado “colesterol ruim”). “Enquanto o colesterol ruim se deposita nas artérias, o bom contribui para a prevenção de doenças”, explica a coordenadora de nutrição da Unilever, Maria Carla Leone. De acordo com a nutricionista, uma alimentação equilibrada, associada a hábitos de vida saudáveis, auxilia no controle das taxas de gordura no sangue e no bom funcionamento do coração.
Nem toda gordura faz mal

Conhecer os tipos de gordura presentes nos alimentos ajuda a fazer as melhores escolhas. As gorduras saturadas e trans, chamadas de “ruins”, encontradas em alguns salgadinhos, pratos prontos e produtos panificados, podem elevar os níveis de colesterol. Em contrapartida, as insaturadas, conhecidas como “boas”, trazem benefícios à saúde. Elas estão presentes em diversos alimentos, por exemplo, nos cremes vegetais, nos óleos de plantas, como o de girassol, em peixes de água fria, na maionese industrializada e em boa parte das oleaginosas, como amendoim, nozes e azeite.
Para manter a saúde do coração

— “Substitua a manteiga ou o requeijão por creme vegetal”, aconselha Maria Carla.

— Acrescente ao seu cardápio o consumo de peixes como salmão, sardinha e atum.

— Consuma castanhas diariamente.

— Dê preferência aos laticínios desnatados e ao frango sem pele.

— Inclua na sua alimentação os produtos da linha Becel. Tanto os cremes vegetais quanto o iogurte Becel Pro-Activ contêm os nutrientes que auxiliam na manutenção da saúde cardiovascular, sendo, portanto, ideais para quem se preocupa em manter uma alimentação balanceada e, ao mesmo tempo, saborosa.

HEPATITES B e C: DOENÇAS SILENCIOSAS
Conheça melhor essas enfermidades que atingem o fígado e podem trazer graves consequências ao organismo.
Grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é caracterizada pela inflamação do fígado e pode ser causada tanto por vírus como pelo uso de alguns remédios, álcool ou outras drogas. Porém, a causa mais comum da inflamação do órgão é a hepatite viral, uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas. E o pior é que o diagnóstico tardio pode causar complicações.

Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus da hepatite B ou C e não sabem. “Se a doença evolui e se torna crônica, pode trazer danos mais graves ao fígado, como a cirrose e até o câncer”, alerta o gastroenterologista Roberto José Carvalho Filho, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Preste atenção aos sinais

O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite B ou C é muito raro. Entretanto, quando aparecem, são comuns sensações de cansaço, tontura, enjoos, vômitos, febre e dores abdominais, além de pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Esses sinais costumam aparecer de um a seis meses após a infecção. “Para evitar os riscos, consulte regularmente um médico. Ele poderá solicitar exames para diagnosticar a doença”, explica Roberto.

As formas de transmissão

A hepatite do tipo B é uma doença infecciosa, também chamada de soro-homóloga, causada pelo vírus B (VHB). Como o VHB está presente tanto no leite materno e no sangue quanto no esperma, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. “Ela pode ser transmitida por uma pessoa infectada durante as relações sexuais sem camisinha, mediante transfusão de sangue ou por meio da mãe infectada para o bebê (durante a gestação, o parto ou a amamentação). Além disso, cite-se o compartilhamento de seringas, agulhas, material de higiene pessoal (por exemplo, lâminas de barbear/depilar e alicates de unha) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings”, alerta o gastroenterologista.

Já a hepatite C é causada pelo vírus C (VHC), presente no sangue, podendo ter as mesmas formas de transmissão anteriormente citadas. “Entretanto, os casos de contaminação da hepatite C por meio de contato sexual são raríssimos”, conta o médico.

Prevenir é fundamental

– Tome as três doses da vacina da hepatite B. “Pode receber gratuitamente a vacina nos postos de saúde quem tem até 24 anos, além das pessoas que pertencem ao grupo de risco, como as gestantes e os profissionais da área de saúde”, explica Roberto. No entanto, ainda não existe vacina contra a hepatite C. Por isso, é essencial investir na prevenção da doença.

– Use camisinha em todas as relações sexuais.

– Verifique se agulhas ou quaisquer outros objetos que entrarão em contato com o seu sangue são descartáveis ou estão devidamente esterilizados. Tenha atenção, inclusive, com os equipamentos usados para fazer tatuagem ou colocar piercing.


– Leve seu próprio material quando for à manicure.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar.

– Toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as hepatites. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão da doença da mãe
para o bebê.

– Para obter mais informações sobre as doenças, acesse:
www.hepatitesvirais.com.br.

INVISTA NAS PEDALADAS

Seja para praticar exercícios físicos, se divertir ou usar como meio de transporte, é cada vez mais comum encontrar pessoas andando de bicicleta nos parques e nas ruas das cidades. Até mesmo nas academias as aulas de spinning costumam fazer o maior sucesso. E não é à toa: as pedaladas trazem benefícios ao corpo e à mente!


Nota dez para a saúde

Pedalar melhora a função cardiovascular e regula os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides, além de estimular o sistema imunológico e contribuir para a redução da depressão, da ansiedade e do estresse. “E, ao contrário de outras modalidades, o exercício não causa impactos sobre o joelho. Por isso, pode – e deve – ser praticado por quem está acima do peso”, lembra o ortopedista especializado em medicina do esporte Maurício Póvoa Barbosa, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Mas o médico alerta: quem tem problemas no joelho deve contar com o acompanhamento de um personal trainer. Já os atletas com lombalgias devem fazer um trabalho adicional de fortalecimento abdominal e dorsal, bem como alongamento da musculatura posterior.

Corpo em forma
Para quem quer uma silhueta enxuta e bem definida, esse é um esporte maravilhoso. “Em 40 minutos de pedaladas, ocorre a queima de 300 calorias, em média. Depois de 2 meses de exercícios, há um aumento de cerca de 25% da força nas pernas. Isso sem falar na definição dos músculos abdominais e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos e panturrilha”, conta Beto Liber, personal trainer da Academia Bodytech.

Segurança acima de tudo
Para pedalar na rua, alguns cuidados são necessários. Veja quais são eles:
 
  • Ande sempre a direita da pista.
  • Use roupas chamativas, evitando, assim, o risco de colisões.
  • Evite usar fones para escutar música: reserve sua audição para o trânsito.
  • Não pedale na calçada, nem na contramão.
  • Use capacete, óculos (para se proteger não só dos raios solares mas também de insetos e poeira) e luvas (pois são as mãos que tocam primeiro o chão). Aplique filtro solar na pele e nos lábios.
  • Jamais pratique exercícios em jejum. Faça uma refeição leve e saudável: tome um copo de AdeS antes do treino, por exemplo. A bebida à base de soja lhe dará energia para você pedalar com disposição.
  • Leve uma garrafa de água para hidratar-se.
  • Evite avenidas, ruas e estradas com grande movimento.
  • Use a buzina ou campainha para sinalizar suas manobras.

Pedaladas na rua X spinning

A vantagem de andar de bicicleta ao ar livre é o contato com a natureza. Porém, quem pratica o ciclismo indoor (spinning) queima mais calorias e evita preocupações com o trânsito e possíveis furtos. Mas se você curte andar de bike na rua, uma boa opção é fazer parte de um grupo de pedal: ciclistas que se reúnem para pedalar nos grandes centros urbanos. Eles contam com guias experientes que usam sinalizadores (aquelas tiras que se iluminam com a luz) e mantêm um rádio sempre à mão, garantindo a segurança da turma.

ARTRITE E ARTROSE: AS VILÃS DAS ARTICULAÇÕES

 “Dores nas juntas, inchaço e perda dos movimentos são alguns dos sintomas da artrite e da artrose, doenças que prejudicam a qualidade de vida de muitas pessoas”, explica o ortopedista Marcos Britto da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Mas a prática de exercícios físicos pode ser uma grande aliada contra esses males: no caso da artrite, ela ajuda a atenuar as dores, enquanto que, para a artrose, ela possui um papel ainda mais importante, sendo capaz até de preveni-la.

A artrite é a inflamação nas articulações e, dependendo da forma como se manifesta, pode ser classificada de maneiras diferentes. “A artrite reumatoide, por exemplo, é uma doença autoimune, ou seja, causada porque o sistema imunológico, ao invés de proteger o organismo, acaba atacando seus próprios tecidos - neste caso, a cartilagem e o revestimento articular”, conta o médico. Entre seus sintomas, estão o inchaço e a rigidez - principalmente pela manhã -, além de muita dor, mesmo quando em repouso. “Estima-se que 1% da população em todo o mundo tem artrite reumatoide, mal que atinge três vezes mais as mulheres do que os homens. E, infelizmente, não é possível preveni-la”, diz Marcos. Há, ainda, a artrite gotosa – ou gota -, que ocorre em razão do acúmulo de microcristais minerais de urato em articulações do dedo, dorso do pé, joelhos e cotovelos, provocando dor e limitação de movimentos.
Por sua vez, a artrose - também chamada de osteoartrite ou artrite degenerativa - é causada tanto pelo desgaste da cartilagem como por traumas e fraturas articulares. “Trata-se de uma doença crônica que atinge principalmente o joelho, a coluna, os quadris, as mãos, os dedos e os tornozelos”, conta o médico. Detectada por meio de radiografias, a artrose normalmente apresenta sinais como dor ao se movimentar, rigidez do local, inchaço e falta de firmeza. “Exercícios de alongamento, musculação, fisioterapia, além de medicamentos prescritos por um especialista, podem aliviar a dor”, avisa o ortopedista.
E, ao contrário do que muita gente pensa, não são apenas os idosos que estão propensos à inflamação e ao desgaste articular. Segundo o médico, qualquer pessoa, até mesmo os jovens que se submetem a esforços excessivamente intensos ou traumáticos, pode tê-los.
Quem sofre com a artrite ou a artrose pode – e deve – se dedicar às atividades físicas. Mas, lembre-se: antes de se matricular em uma academia, consulte seu médico e faça uma avaliação sobre sua saúde. E para ganhar pique e energia, experimente tomar um copo de AdeS antes do treino. Leve, saborosa e rica em cálcio, a bebida dá aquela força para você curtir a vida com muita saúde e disposição.

CUIDE BEM DA SUA COLUNA

Sentar-se de qualquer jeito, carregar mochila pesada - excedendo 10% do peso corporal -, levantar pesos de forma errada... “Esses e outros péssimos hábitos podem causar sérios danos à coluna”, alerta o ortopedista Rogério Vidal de Lima, membro da Sociedade Brasileira de Coluna e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

Fundamental para o organismo, a coluna vertebral é o eixo ósseo que sustenta, amortece e distribui o peso corporal. Além disso, ela protege a medula espinhal - a ligação nervosa entre o cérebro e o restante do corpo, responsável pela transmissão dos impulsos nervosos que possibilitam a realização dos movimentos, assim como a sensibilidade térmica, tátil e dolorosa. Por ser tão importante, ela leva muita gente aos consultórios dos ortopedistas. “Pesquisas mostram que 50% a 80% dos adultos serão vítimas, durante a vida, de alguma dor causada por problemas na coluna”, conta Rogério.


Para se prevenir, pratique exercícios físicos, que fortalecem os músculos e aumentam o fluxo sanguíneo nos discos da coluna, ajudando-os a resistir à pressão diária. “E dê atenção à sua postura, pois pequenos erros podem ter consequências desagradáveis. Por exemplo, ao varrer a casa, use uma vassoura com cabo longo e mantenha as costas retas. Para falar ao telefone, nada de apoiar o aparelho entre o ombro e o pescoço, segure-o com a mão”, orienta o médico.

Comprar um colchão ortopédico, com selo do Inmetro, e evitar dormir de bruços - posição que força a coluna – são outros cuidados que ajudam a prevenir as dores. Na hora de trabalhar, é importante escolher uma cadeira com encosto alto e que permita aos joelhos formarem um ângulo de 90º. Se necessário, use um apoio para os pés e uma almofada para as costas.

E para chegar à maturidade com flexibilidade e livre de dores, comece a se cuidar desde cedo! Adote um estilo de vida saudável, pratique atividades físicas, mantenha o peso estável e evite os erros de postura. “A partir dos 30 anos, inicia-se o processo de degeneração natural do organismo. As articulações começam a sofrer desgastes e há perda muscular. Consequentemente, a coluna fica sobrecarregada, provocando dores e perda da flexibilidade, que se tornam ainda mais intensas a partir dos 50 anos. Entre os principais problemas estão a artrose, contraturas musculares, estreitamento do canal vertebral e hérnia de disco”, explica o ortopedista.


Mas se você já sofre com dores e falta de flexibilidade, o primeiro passo é marcar uma consulta com o ortopedista e seguir sua orientação. “Tratamentos como fisioterapia, acupuntura, RPG, alongamento e a prática de pilates ajudam a aliviar a dor e a melhorar a postura”, comenta Rogério. E se quiser praticar atividades físicas, opte pelas realizadas dentro da água, que têm baixo impacto e são relaxantes.







É HORA DE SE MEXER


 Você perde o fôlego ao subir alguns lances de escada? Pega o carro para ir à padaria que fica na esquina da sua rua? Cuidado: está na hora de reavaliar seu estilo de vida! Afinal, a falta de exercícios pode causar diversos problemas à saúde. “O sedentarismo provoca, literalmente, o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos e sistemas solicitados durante as diferentes formas de atividade física entram em um processo de regressão funcional, causando a atrofia muscular e a perda da flexibilidade. Além disso, ele é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, estresse, ansiedade, aumento do colesterol e infarto do miocárdio”, alerta o fisiologista Turíbio Leite de Barros.
Até mesmo cãibras e baixa autoestima podem ser consequência da falta de exercícios. Portanto, se você anda desanimado e fazer alguma atividade física passa longe da sua lista de prioridades, levante já do sofá e comece a mexer o seu corpo! “No entanto, é importante que você realize uma avaliação médica antes”, avisa Turíbio.
E não se preocupe, pois não é preciso se tornar um atleta da noite para o dia. Algumas mudanças na rotina e nos hábitos diários farão uma diferença incrível na sua qualidade de vida e saúde! Lembre-se: para ter energia, siga uma alimentação equilibrada e tome bastante líquido. Uma dica para manter o pique é tomar um copo de AdeS. Em diversos e deliciosos sabores, a bebida à base de soja contém os nutrientes essenciais para você se sentir mais animado e disposto.
 E aí, se empolgou? Então, confiras nossas dicas:

- Substitua a escada rolante e o elevador pela escada.
- No trabalho, em vez de trocar e-mails ou telefonar, levante-se para falar com o colega.
- “No escritório, levante-se e caminhe um pouco. Seja para ir ao banheiro, pegar água, conversar com um amigo”, sugere Samara Queiroz, coordenadora técnica da rede de academias Runner.
- Se você anda de ônibus ou metrô, desça antes do seu destino e finalize o percurso a pé.
- Experimente deixar o carro na garagem e use a bicicleta como meio de locomoção.
- Passeie com seu cachorro, nem que seja por apenas 30 minutos.
- “Se você tem filhos, brinque com eles, pois isso fará bem para todos. Vale brincar de pega-pega, esconde-esconde, pular corda, amarelinha”, indica Samara.
- “Quando estiver com mais energia, comece a praticar esportes como andar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica ou jogar bola. Recomenda-se a realização de exercícios moderados, durante 40 a 60 minutos, de três a cinco vezes por semana”, orienta Turíbio.
- Procure uma atividade que lhe dê prazer. Faça um curso de dança, pilates, ioga... Opções não faltam. Escolha sua modalidade preferida e vá em frente.





OS PERIGOS DO AR-CONDICIONADO
Ele deixa o ambiente geladinho e alivia o calor. Mas para que não ofereça riscos à saúde, alguns cuidados são essenciais Sol forte, altas temperaturas, locais abafados... Para aliviar o calor intenso, muita gente recorre aos sistemas condicionadores de ar. Realmente, eles refrescam – e até mesmo gelam – o ambiente, mas, sem os devidos cuidados, esses aparelhos podem trazer complicações para a saúde e agravar o quadro de doenças respiratórias.
“Uma das funções fisiológicas do nariz é filtrar, aquecer e umidificar o ar que inspiramos, para que ele chegue ao pulmão de forma agradável. O ar-condicionado, no entanto, tem justamente o objetivo inverso: ele esfria e retira a umidade do ambiente. Com isso, quem fica exposto à sua ação durante muitas horas pode sofrer com o ressecamento das vias respiratórias e, consequentemente, sentir dificuldade e desconforto para respirar, além de outros sintomas como tosse, garganta seca e sensível, irritação no nariz e olhos”, diz Mônica Menon, otorrinolaringologista e alergista, doutora em ciências médicas pela FMUSP.
E os problemas não param por aí, não! “A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis, juntamente com o ar que respiramos, por impedir a entrada de bactérias, fungos e vírus. Porém, quando a região está ressecada e fria, esses pelos ficam paralisados e essa proteção diminui. Dessa forma, a chance de contrair infecções aumenta”, explica a médica. E para aqueles que sofrem com quadros alérgicos, as reações se amplificam. “A mucosa fica ainda mais irritada, e a pessoa passa a ter crise de espirros”, afirma.
Quem tem rinossinusite também sente os danos. “A doença, que consiste na inflamação do revestimento interno (mucosa) do nariz e dos seios da face, pode se agravar com a presença do ar frio e seco. Mas se o paciente estiver tratado e com o quadro controlado, pode frequentar ambientes com ar-condicionado sem problemas”, avisa o alergista Clóvis Eduardo Galvão, diretor da ASBAI-SP (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia de São Paulo).
A limpeza é essencial
Se não for higienizado adequadamente, o ar-condicionado pode provocar e agravar doenças como resfriados, pneumonias, conjuntivites, rinites, asma e alergias respiratórias. “O fato é que tanto o filtro quanto o duto do aparelho acumulam impurezas existentes no ambiente, fazendo com que o ar circule contaminado de bactérias, ácaros, fungos e até mesmo pelos de animais”, alerta Clóvis Eduardo. Por isso, é essencial que a manutenção seja realizada frequentemente, com a limpeza do filtro e dos dutos internos do aparelho, conforme as recomendações do fabricante.
Proteja sua saúde
Uma maneira de minimizar os problemas causados pelo ressecamento do ar é utilizar recursos que ajudem a umidificar as vias respiratórias. “Aplique soro fisiológico ou gel nasal sempre que sentir necessidade”, aconselha Mônica. E, principalmente: hidrate-se bem. “Beba água de forma fracionada: meio copo de hora em hora”, ensina a médica. E quem trabalha em locais onde há ar-condicionado central e não é possível controlar a temperatura do ambiente, vale a pena manter um casaquinho sempre à mão, para manter o corpo aquecido e se proteger do frio.


AS NOVIDADES DAS ACADEMIAS
Modalidades lúdicas e animadas atraem alunos que querem manter a forma e, ao mesmo tempo, se divertirCom a chegada do verão, as academias lançam novas aulas, que prometem trabalhar diversos grupos musculares e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência do treino. Tudo isso de forma dinâmica e interativa, para você mexer o corpo e ainda se divertir.
Conheça essas novidades e prepare-se para suar a camisa! Mas seja qual for a sua escolha, lembre-se de que essas atividades exigem força e energia. Tome um copo de AdeS antes de praticá-las e ganhe mais pique e disposição!
Ballet Fitness
A aula combina técnicas de ballet, pilates e exercícios posturais, trabalhando o fortalecimento muscular de pernas, glúteos e abdômen, bem como o realinhamento postural. “A modalidade ainda ajuda no condicionamento físico e no emagrecimento”, afirma Alexandra Trentini, coordenadora de ginástica da Academia Reebok. Em uma hora de aula, você pode queimar até 500 calorias.
Local Summer Spring
“Em aulas de 45 ou 60 minutos, o aluno trabalha o condicionamento aeróbio e a resistência muscular de membros inferiores e superiores por meio da utilização de diferentes materiais, como cama elástica, step, fit ball, halteres, barras, caneleiras e elásticos”, diz Alexandra. Em 60 minutos de aula, o aluno pode gastar cerca de 350 calorias.
Parkour Evolution
Uma aula de condicionamento dinâmica e variada, que tem como objetivo a transposição de obstáculos como o plinto de ginástica olímpica, steps e bancos. Por meio de saltos, agachamentos, rolamentos e mergulhos, o aluno desenvolve a agilidade e o equilíbrio, e ainda queima calorias – aproximadamente 330 em uma hora. “Além disso, há um trabalho de fortalecimento muscular, pois o aluno utiliza o peso do próprio corpo como resistência“, conta Jean Patrick Martins da Companhia Athletica.
Hopping
Uma atividade para correr, pular e dançar como um canguru. Essa é a proposta da aula, que utiliza as chamadas Kangoo Jumps, botas esportivas que absorvem 80% de impacto. “Como os movimentos são mais intensos, há um forte trabalho muscular e alto gasto calórico, em média, 800 calorias em uma hora de aula”, observa Jean.  

Flying Yoga
Uma yoga diferente, que utiliza a gravidade para a execução dos movimentos. “A modalidade usa cintos, fixados no teto, além de tecidos da aula de circo, para dar mais conforto e mobilidade na execução dos exercícios. A aula desenvolve a consciência corporal, fortalece o corpo, alonga os músculos, melhora a postura e a respiração. Em uma hora, é possível queimar 350 calorias”, afirma Beatriz Kimura, professora da Companhia Athletica.
Playground
Um treino inspirado nos exercícios aplicados no exército: divididos em grupos, os alunos seguem as instruções dos professores, os quais, usando apitos e camisas camufladas, orientam atividades como empurrar um pneu de trator ou balançar um cabo naval pesadíssimo. “Os movimentos desenvolvem a força, a agilidade e o condicionamento físico. A aula é pesada, porém animadíssima. Tanto que em uma aula de 45 minutos dá para queimar até 500 calorias”, explica Suzana Goto, professora da Academia Bodytech.






A ENERGIA DOS SUCOS


ANDRÉA GALANTE
colunista da Folha Online

Acabou de acordar, mas está cansado; não consegue se concentrar e está irritado, sem vontade de fazer nada? Talvez seja a hora certa de mudar de atitude e criar novos hábitos alimentares.

Responda o questionário abaixo para verificar como anda sua saúde. Caso metade das respostas sejam positivas, está mais do que na hora de colocar em prática um alimentação equilibrada.


1 Apresenta dificuldade em manter o peso ( ) Sim ( ) Não 
2 Esta acima do peso há mais de 3 anos ( ) Sim ( ) Não 
3 Necessita comer doces, pães, bolos ( ) Sim ( ) Não 
4 Quando acorda sente um gosto estranho na boca, e não esta com fome ( ) Sim ( ) Não 
5 Apresenta problemas digestivos ( ) Sim ( ) Não 
6 Tem constantes dores de cabeça ( ) Sim ( ) Não 
7 Resfriados frequentes ( ) Sim ( ) Não 
8 Intestino preso ( ) Sim ( ) Não 
9 Falta de concentração e irritação ( ) Sim ( ) Não 
10 A comida conforta mais que qualquer coisa ( ) Sim ( ) Não 
11 Sente fome o tempo todo ( ) Sim ( ) Não 
12 Após as refeições sente-se muito sono ( ) Sim ( ) Não 
13 Está constantemente doente ( ) Sim ( ) Não 
14 Unhas e cabelos fracos ( ) Sim ( ) Não 

Introduza sucos energizantes no seu dia-a-dia, pois eles são ricos em vitaminas e minerais. Varie nas cores e texturas e aproveite para usar verduras na composição. No desjejum, os sucos fornecem energia para enfrentar os desafios do dia. Confira algumas combinações boas:


                                  


Abacaxi, maçã e gengibre: 1 fatia de abacaxi, ½ maçã, uma fatia pequena de gengibre e um pouco de água


Melancia com salsinha: 1 fatia grande de melancia e um punhado de salsinha


Abacaxi, mamão papaya e cenoura: uma porção de cada ingrediente e um pouco de água


Erva doce com maçã e pêra: uma porção de cada ingrediente e um pouco de água


Pêra gengibre e beterraba: uma porção de cada ingrediente e um pouco de água


Berinjela, laranja e maçã: uma porção de cada ingrediente e um pouco de água

Quando estiver com muita pressa ou quiser um super energizante, experimente o suco de clorofila. Porções individuais congeladas são vendidas em lojas de produtos naturais. É só colocar um pouco de água, um pedaço de abacaxi ou maçã e bater. É a melhor forma de manter o pique.

Para você saber como combinar melhor frutas e vegetais, segue uma lista de algumas vitaminas minerais e suas principais fontes:

Vitamina A: auxilia no crescimento e combate a cegueira noturna
Fonte: vegetais verdes escuros e amarelos, cenoura, manga, mamão, óleo de fígado de bacalhau, leite integral e gema de ovo

Vitamina D: responsável pela formação dos ossos e dentes
Fonte: leite, manteiga, ovos, fígado e margarina

Vitamina E: responsável pelo metabolismo das gorduras e para o aproveitamento da vitamina A
Fonte: cereais integrais, germe de trigo, espinafre, ovos, castanhas e nozes

Vitamina C: aumenta a resistência do corpo, protege as gengivas e ajuda a absorver o ferro
Fonte: laranja, caju, acerola, goiaba, abacaxi, tomate e couve-flor

Vitamina B1: auxilia no metabolismo energético e no sistema nervoso
Fonte: cereais integrais, leite, farelos, aveia, amendoim, levedo de cerveja e hortaliças verdes

Vitamina B2: deixa a pele, unhas e cabelo mais saudáveis
Fonte: cereais integrais, leite, ovos, queijo, vegetais verdes, peixe e carnes

Vitamina B6: ajuda a assimilar adequadamente a proteína e as gorduras
Fonte: levedo de cerveja, farelo e germe de trigo, fígado, rins, soja, melão, repolho, melado, arroz integral, ovos, aveia e nozes

Ácido Pantotênico ou vitamina B5: evita a fadiga
Fonte: ovos, cereais integrais, soja, carne, fígado e amendoim

Vitamina B12: previne a anemia, proporciona mais energia
Fonte: fígado, rins, carnes, peixes, leite, ovos e frutos do mar

Ácido fólico: ajuda combater a anemia.
Fonte: verduras verde-escuras, cenoura, fígado, gema, melão, abóbora, abacate, feijão, trigo e centeio integral

Cálcio: importante para o crescimento e a manutenção dos ossos
Fonte: leite, queijos, iogurte, sorvetes, brócolis, feijão, peixe e nozes

Potássio: regula os batimentos cardíacos e as contrações musculares.
Fonte: tomate, banana, laranja, melão, nozes, sardinha, espinafre e cereais integrais

Ferro: importante na formação das células vermelhas, prevenindo a anemia.
Fonte: fígado, carnes, feijão e vegetais verde-escuros

Manganês: combate a fadiga e melhora os reflexos musculares
Fonte: nozes, verduras, gema de ovo e cereais integrais, abacaxi e cenoura

Magnésio: ajuda o bom funcionamento dos nervos e dos músculos
Fonte: nozes, frutas, leite, cereais e folhas escuras e banana

Zinco: atua na síntese de proteínas, auxiliando no crescimento
Fonte: frutos do mar, carnes vermelhas, peixes, ovos, cereais e feijão e castanha do Pará