ACCMMPCP – ASSOCIAÇÃO DOS CRIADORES DE CAVALO MANGALARGA MARCHADOR E DE PASSADO DO CARIRI PARAIBANO




A Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador e de Passada do Cariri Paraibano vem realizando todos os anos, grandes cavalgadas no cariri paraibano, mais especificamente da cidade de Monteiro para cidades circunvizinhas e buscando através desta atividade, a confraternização entre homens, animais e a natureza.

Antes de surgir oficialmente na história, Monteiro era uma área de fazendeiros e criadores de gado. No final do século XVIII, algumas famílias lá se estabeleceram e, em 1800, Manoel Monteiro do Nascimento desmembrou uma área de sua fazenda, chamada Lagoa do Periperi, para construir uma capela consagrada a Nossa Senhora das Dores, distante 300 metros da margem do Rio Paraíba.

A beleza do local foi atraindo habitantes e, em pouco tempo, formou-se um povoado que, em 1840, deixou de ser Lagoa do Periperi e passou a se chamar Povoação da Lagoa (havia apenas duas casas de telha na época). Pouco tempo depois, em homenagem ao seu fundador, o povoado recebeu o nome de Alagoa do Monteiro.

O distrito de Alagoa do Monteiro foi criado pela Lei Provincial nº. 194, de 4 de setembro de 1865. A cidade foi sendo erguida à margem do Rio Paraíba, que nasce na Serra do Jabitacá, a 24 quilômetros da cidade. Tornou-se município por meio da Lei nº 457, de 28 de junho de 1872, com território desmembrado de São João do Cariri.

O Município de Monteiro, que fica a 319 quilômetros de João Pessoa, está localizado na Microrregião do Cariri Ocidental Paraibano, da qual é a parte mais característica. Limita-se ao Norte com o município de Prata (PB); Oeste, com Sertânia, Iguaraci e Tuparetama (PE); ao Sul, com São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê (PB); e, ao Leste, com Camalaú e Sumé (PB).

Com uma área de 1.009,90 km², Monteiro é o maior município do Estado. Segundo o Censo de 2000, tem uma população de 27.687 habitantes e possui uma bacia hidrográfica formada por um rio temporário, o Paraíba, e quatro açudes: Pocinhos, com capacidade para armazenar 5.900.00m³ de água; Poções, 29.106.000m³; São José, 3.000.000m ³; e Serrote, 3.000.000m³.

Ao longo dos anos, a cidade de Monteiro, no interior da Paraíba, tem revelado grandes nomes da cultura popular, a começar pelo poeta-deus, Pinto do Monteiro. Sem sombra de dúvidas a maior expressão da poesia de cordel. Revelou também o Grande Flavio José que portador de uma belíssima voz resgata o xote.

A cavalgada foi implantada no nosso município, pelo amigo e hoje Presidente da Associação dos Criadores de Cavalo Mangalarga Marchador e de Passada do Cariri Paraibano, Dr. Eduardo Barros Mayer (Promotor de Justiça), natural da cidade de Sumé e que veio à cidade de Monteiro para atuar no MP, Walmir Azevedo que é Conselheiro Fiscal da nossa associação e funcionário da EMATER e a participação do amigo Roberto Locutor que também estava presente na conversa. No ano de 2007, em contato com amigos locais, observaram que além da boa amizade, eles nutriam em comum a paixão por cavalos e reuniram-se para fundar a ACCMMPCP.

O intuito da ACCMMPCP era dar a sua contribuição para que as pessoas se conscientizassem da necessidade da preservação do meio ambiente, a preservação da cultura local e regional e a preservação das raízes dos caririzeiros.

Já no seu primeiro ano de existência, a ACCMMPCP realizou a primeira edição da Cavalgada da Integração no ano de 2007, que tinha como local de partida a cidade de Monteiro com destino a cidade vizinha de Prata que fica localizada a 30 Km de Monteiro. Nesta primeira cavalgada, conseguimos em torno de 100 cavaleiros dos mais diversos lugares do Estado da Paraíba.

No ano de 2008, a organização já foi ainda melhor e tivemos como percurso a saída da cidade de Monteiro para a cidade de Ouro Velho – PB, que fica a 42 km de Monteiro, com uma participação maior de cavaleiros, tendo desta vez não só integrantes do Estado da Paraíba como o de Estados vizinhos, como Pernambuco e Rio Grande do Norte. O local do pernoite foi na Fazenda São João, que pertence ao amigo e sócio o Sr. João Martins. A pós o pernoite tivemos um café da manhã na Fazenda Cipó do amigo Carlitos Nunes (in memória), onde o mesmo matou um boi para todos que ali estavam. Foi a maior recepção (pernoite e café da manhã) que temos notícias.

No ano de 2009, a ACCMMPCP começou a crescer e arrumar parceiros importantes à divulgação do evento e a aumentava a conscientização dos participantes sobre a preservação do meio ambiente e dos outros princípios defendidos pela Associação. O destino desta vez foi da cidade de Monteiro à cidade de Camalaú, que fica a 54 Km de Monteiro. Foi a primeira cavalgada onde tivemos um pernoite em uma fazenda de um amigo que gentilmente nos deu abrigo a mais de 200 cavaleiros, com direito a um jantar, cantorias durante toda a noite e ao amanhecer um café da manhã reforçado para darmos continuidade a nossa cavalgada que terminou por volta do meio-dia quando chegamos a cidade de Camalaú onde fomos recepcionado pelo amigo praticidade das cavalgadas, o prefeito Aristeu Chaves, que deu uma recepção inesquecível para todos participantes. Tudo isso foi organizado pela Associação.

No ano de 2010, a Cavalgada da Integração realizou a cavalgada entre as cidades de Monteiro e a de São Sebastião do Umbuzeiro, localizado a 43 Km de Monteiro. Nesta cavalgada, tivemos uma participação superior a 250 cavaleiros. O pernoite foi realizado na cidade de Zabelê, onde fomos recepcionados pela prefeita Íris com uma grande festa para os cavaleiros e no dia seguinte foi oferecido um café para darmos continuidade a nossa cavalgada com destino final a SSU, onde lá foi feita mais uma grande festa de encerramento de mais um evento da nossa Associação.





No ano de 2011, foi feita a Cavalgada da Integração com o maior percurso já percorrido até o momento. Saímos da cidade de Monteiro à cidade de São José do Egito, que fica localizado no nosso Estado vizinho Pernambuco, com uma distância de 70 Km. Nesta cavalgada, ultrapassamos o número de 300 cavaleiros nos dois dias de cavalgada. O pernoite foi no vilarejo de Bomfim e seguimos viagem no dia seguinte para São José do Egito, chegando por volta das 13:30 hs, dando encerrada a mais uma brilhante cavalgada em uma bela churrascaria.

Para este ano, iremos percorrer uma distância de 64 Km com o seguinte itinerário: sairemos de Monteiro no dia 14 de abril com destino a cidade de Prata em uma distância de 30 Km, para pernoitarmos por lá, onde o prefeito Marcel Nunes, que também fará parte da cavalgada, irá nos recepcionar. No dia seguinte, após um café da manhã reforçado, partiremos com destino a cidade de Sumé que fica a 34 Km, dando por encerrada mais uma grande Cavalgada da Integração do Cariri.

A nossa ACCMMPCP também realiza pequenas cavalgadas pela zona rural de Monteiro, para contribuir com o turismo e difundir ainda mais nosso esporte e nossa cultura. No mês de junho nós temos a cavalgada para o sítio de Santa Catarina, onde lá mora uma das nossas representantes a nível nacional e mundial, Zabé da Loca. Junto com os cavaleiros, segue um ônibus com turistas para aquela localidade para conhecer as belezas da região e a nossa pifeira.

Estamos estabelecendo um calendário anual de cavalgadas pela zona rural do nosso município e por toda nossa região caririzeira, incentivando aos jovens a prática deste esporte, buscando dar nossa contribuição para com a sociedade através de uma escola de ecoterapia e buscando integrar cada vez mais a conscientização da preservação da nossa natureza.



                       -------------Diretoria---------------


Eduardo Barros Mayer
Presidente
 ____________________________________
Manoel Martins de Oliveira
 Vice-Presidente

____________________________________
José Wellington de Almeida Quintans
Primeiro Secretário

____________________________________
Rubens Augusto Barbosa Paiva
Segundo Secretário

___________________________________
Júlio César Santa Cruz Martins
Suplente


_____________________________________
Alysson Barbosa Brito
Suplente


_____________________________________
Emerson Fernandes da Silva Siqueira
Primeiro Tesoureiro

____________________________________
Paulo Romero Pereira Remígio
Segundo Tesoureiro

____________________________________
João Hely Gonçalves Bezerra
Suplente

____________________________________
Pedro Joaquim da Silva
Suplente

_____________________________________
Jeferson Roberto da  Silva Siqueira
Primeiro Diretor de Eventos

____________________________________
José Edmilson Ferreira Lima
Segundo Diretor de Eventos

___________________________________
Antônio de Pádua Santa Cruz
Suplente

__________________________________
Mardônio Luis Borges Morato
Suplente

                               ___________________________________
Paulo Siqueira de Sousa
Membro do Conselho Fiscal
                       
___________________________________
Garibalde Medeiros Farias
Membro do Conselho Fiscal

____________________________________
Walmir Azevedo Pereira
Membro do Conselho Fiscal

____________________________________
Ricardo Jorge de Almeida Menezes
Membro do Conselho Fiscal


_____________________________________
Sizenando Belmiro Neto
Suplente

____________________________________
Paulo Romero de Paiva Sá
Suplente